quarta-feira, 19 de setembro de 2007

A indifereça diante da barbárie

Oficial Karl Hoecker e funcionárias nazistas descansam em região próxima a Auschwitz


O jornal estadunidense, The New York Times divulgou matéria a respeito da recuperação de fotos que data da Segunda Grande Guerra, em 1944, e que serão exibidas no Museu do Holocausto, situado nos Estados Unidos. Num total de 116 imagens inéditas do grande público, é possível notar os belos e risonhos semblantes dos oficiais da SS nazista, a elite das tropas de Adolf Hitler, que descrevem um cotidiano pouco usual de lazer, descontração e informalidade em pleno campo de extermíno de Auschwitz. ( A matéria poderá ser acessada em sua versão em português disponível no sítio da UOL clicando aqui.)

Segundo o jornal de Nova Iorque: "Em vez de mostrar os homens desempenhando suas tarefas no campo de concentração, as fotos retratavam, entre outras coisas, um grupo de homens da SS cantando alegremente, acompanhado de um acordeão; Hocker acendendo a árvore de Natal do campo, jovens mulheres da SS brincando alegremente e oficiais relaxando, alguns sem suas vestes, fumando um cigarro". A barbárie poderá ser vista nitidamente nessas imagens, Auschwitz como um teatro de operações cuja execução de suas tarefas desenvolvidas no dia-a-dia trouxeram um grande e sádico prazer para os exterminadores nazistas.

O contraponto da barbárie se caracteriza pelo ambiente de conforto e aparente tranquilidade dos homens de Hitler em detrimento dos horrores implementados dentro do campo onde prisioneiros do regime estavam sofrendo todo um sortilégio de desgraça faustiana: fome, trabalhos forçados, maus tratos e doenças. Morrem cerca de 1,1 milhões de pessoas sob as mais macabras e fúnebres formas em Auschwitz. Tudo para satisfazer a aventura megalomaníaca de Hitler e seus comandantes nazistas para os esforço para dominar o mundo e "purificar raça ariana", culminando no extermíno de milhares de judeus, ciganos, inimigos do regime e outras etnias.

Com o término da guerra e a derrota de Hitler para os Aliados, Auschwitz foi liberado pelas forças soviéticas no dia 27 de janeiro, abandonado e evacuado no dia 18 de janeiro de 1945.

Nenhum comentário: